Design de empilhadeira: visão futurística inspira interação perfeita


Quando ouvimos a palavra "design", para a maioria das pessoas, nossos pensamentos imediatos são sobre ícones do mundo da mobília, moda, arquitetura e carros, como por exemplo a famosa cadeira bistrô de 1859, o lendário conjunto de tweed de Coco Chanel de 1954 , o estilo distinto do movimento Bauhaus da década de 1920, ou o flyline inconfundível do Porsche 911 de 1963. No entanto, as empilhadeiras e tecnologia de armazém das marcas KION STILL e Linde Material Handling também estão sujeitas a um trabalho intensivo de design - mais do que podemos supor à primeira vista. Como parte do processo de design, as marcas KION contam com estudos de conceito visionários, bem como com a contribuição de especialistas da indústria automotiva.



Um princípio orientador no design é que “a forma segue a função”. Este também é o princípio pelo qual a silhueta aerodinâmica distinta do primeiro modelo Porsche 911 foi concebida, que chegou ao mercado em 1964 e tem sido a pedra angular de muitas gerações de veículos desde então. Apesar de seus muitos avanços tecnológicos, esse recurso de design inicial continua a fornecer ao modelo sua identidade inconfundível até hoje. E não são apenas os carros esportivos que são influenciados pelo estilo característico da Porsche, mas as empilhadeiras também. Na verdade, os profissionais da Porsche Engineering, uma subsidiária integral da Porsche e parceira de tecnologia para uma série de desenvolvimentos no campo automotivo e além, desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento e design das empilhadeiras da subsidiária da KION, Linde Material Handling. “Como uma marca forte, esta é a maneira perfeita de desenvolver seus próprios produtos de maneira inteligente, sem perder de vista a viabilidade futura”, enfatiza Stefan Stark, que trabalha como designer para o desenvolvimento de clientes da Porsche desde 1995, incluindo a Linde Material Handling. Foi também responsável pelo design criativo da série 12XX, que deu origem às novas empilhadeiras elétricas E20 - E35 e X20 - X35.

Esboço do design do Linde X20 - X35 por Stefan Stark, designer da Porsche Engineering.


A criatividade e a funcionalidade florescem no âmbito da viabilidade técnica


Os desafios envolvidos no projeto de uma empilhadeira são semelhantes aos envolvidos no projeto de um carro esportivo, no sentido de que o escopo para a liberdade criativa é limitado devido à longa lista de especificações técnicas a serem cumpridas. Os gerentes de produto e desenvolvedores especificam, por exemplo, o comprimento do veículo, a altura da cabine do motorista ou a quantidade de pé direito. O objetivo é então desenvolver constantemente o design para otimizar a experiência de direção e operação para o usuário. No entanto, a importância do design vai muito além disso, porque cada elemento do design deve estar intimamente ligado aos valores da marca Linde Material Handling - como confiabilidade, eficiência e confiança - e, portanto, refletir os altos padrões de qualidade da marca KION.



Ideias para a interação perfeita entre homem e máquina


Os resultados do desenvolvimento de carros esportivos não foram usados ​​apenas no design visual das empilhadeiras, mas também no interior, como os elementos de controle, que ajudam a melhorar a interação entre as máquinas e seus operadores humanos. No design da alavanca multifuncional da Linde Material Handling, por exemplo, o Studio FA Porsche desempenhou um papel fundamental. O estúdio de design tem desenvolvido patentes para produtos industriais de fabricantes conhecidos desde os anos 1970, incluindo para Linde Material Handling. Para criar a alavanca multifuncional, a empresa de logística começou projetando um modelo ergonômico com o Instituto Fraunhofer para Engenharia Industrial (IAO) que é modelado precisamente na estrutura da mão humana, e na qual todas as articulações dos dedos e áreas da palma podem ser movidas. No final deste estudo, a forma da “Interface Homem-Máquina” foi então desenvolvida em colaboração com o Porsche Design Studio. A forma da alavanca multifuncional Linde é perfeitamente adaptada à anatomia humana. A mão do operador fica em sua posição natural e relaxada na alavanca de controle, o que cria uma conexão quase orgânica entre o operador e o caminhão. Graças à colaboração entre a Linde Material Handling, o Fraunhofer Institute e os especialistas em Design da Porsche, a ergonomia ideal e a operação simples e rápida são garantidas - e o princípio orientador de “a forma segue a função” é implementado com perfeição.




A alavanca multifuncional da Linde Material Handling foi desenvolvida em colaboração com a Porsche Design e o Fraunhofer Institute for Industrial Engineering (IAO).


Caminhão funcional com visão futurista


Com seu estudo de design cubeXX em 2011, a marca subsidiária KION STILL provou que estudos de conceito espetaculares não só causam sensação no Salão Automóvel de Genebra, mas também em feiras de intralogística em todo o mundo. Com o conceito conversível, totalmente automatizado e de economia de recursos, a STILL desenvolveu um caminhão com uma interface homem-máquina inteligente, que pode resolver com eficiência tarefas de logística e produção com um grau cada vez maior de rede. Seguindo o lema “a forma segue a função”, o protótipo do cubeXX pode ser transformado em diferentes formas e tipos de equipamentos, combinando assim várias funções em um único caminhão. Embora o cubeXX tenha sido produzido como um estudo e nunca tenha entrado em produção em série, ele ainda abriu o caminho para mais inovações. “Começamos desenvolvendo conceitos visionários, que usamos para incorporar elementos importantes e soluções parciais em desenvolvimentos em andamento ”, diz Henning Wagner, Gerenciamento e Planejamento de Marca da STILL. “Claro, algumas ideias do cubeXX já foram integradas aos caminhões da série, embora não sejam tão futuristas quanto os designs iniciais.”


O protótipo do cubeXX foi capaz de se transformar em diferentes formas e tipos de equipamentos e, assim, combinar várias funções em um caminhão.


Afinal, o aspecto do design desempenha um papel menos proeminente na compra de uma empilhadeira. Segundo Henning Wagner, é a imagem e a qualidade da marca que têm uma importância primordial. No entanto, esses fatores são apoiados no decorrer do processo de compra pelo benefício psicossocial - o design do caminhão. Em comparação com outros caminhões disponíveis no mercado, o design pode vir a ser um fator decisivo na decisão de compra. No entanto, é sempre difícil definir um valor quantificável para o design. “O principal fator decisivo por trás da decisão de compra do cliente ainda é sua avaliação da qualidade, da marca e da promessa de que eles compram junto com ela.” No entanto, estamos observando que a importância do design mudou nos últimos anos e que ele vem desempenhando um papel cada vez mais importante ”, afirma Wagner. Além da aparência externa do caminhão, o papel principal do projetista é e continuará a ser permitir a interação intuitiva entre o caminhão e o operador. Afinal, isso representa um valor agregado considerável para o cliente, como aumento da ergonomia e eficiência.



Colega de trabalho amigável ou máquina sem rosto?


O futuro da empilhadeira também é uma perspectiva estimulante para os designers. Com o rápido progresso da automação, nos deparamos com a questão do que realmente acontecerá com as empilhadeiras e sua aparência se a cabine do motorista logo se tornar obsoleta? E mais: você realmente precisa projetar caminhões autônomos? “No momento, esse ainda não é um problema principal para nós, embora já estejamos experimentando em alguns projetos e adaptando caminhões existentes”, diz Stefan Stark. Por enquanto, o design ainda desempenha o papel mais significativo na forma como as máquinas interagem com as pessoas. Dito isso, o designer fez questão de acrescentar que a aparência externa dos sistemas de transporte sem motorista (AGVs) das próximas gerações não deve ser esquecida: “Acho que a estética também terá um certo papel nos caminhões autônomos. Os robôs parecerão máquinas sem rosto no futuro ou como colegas de trabalho amigáveis ​​para nos ajudar em nossas tarefas do dia a dia?” Teremos que esperar para ver!




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