Quando ouvimos a palavra "design", para a maioria das pessoas, nossos pensamentos imediatos são sobre ícones do mundo da mobília, moda, arquitetura e carros, como por exemplo a famosa cadeira bistrô de 1859, o lendário conjunto de tweed de Coco Chanel de 1954 , o estilo distinto do movimento Bauhaus da década de 1920, ou o flyline inconfundível do Porsche 911 de 1963. No entanto, as empilhadeiras e tecnologia de armazém das marcas KION STILL e Linde Material Handling também estão sujeitas a um trabalho intensivo de design - mais do que podemos supor à primeira vista. Como parte do processo de design, as marcas KION contam com estudos de conceito visionários, bem como com a contribuição de especialistas da indústria automotiva.
Um princípio orientador no design é que “a forma segue a função”. Este também é o princípio pelo qual a silhueta aerodinâmica distinta do primeiro modelo Porsche 911 foi concebida, que chegou ao mercado em 1964 e tem sido a pedra angular de muitas gerações de veículos desde então. Apesar de seus muitos avanços tecnológicos, esse recurso de design inicial continua a fornecer ao modelo sua identidade inconfundível até hoje. E não são apenas os carros esportivos que são influenciados pelo estilo característico da Porsche, mas as empilhadeiras também. Na verdade, os profissionais da Porsche Engineering, uma subsidiária integral da Porsche e parceira de tecnologia para uma série de desenvolvimentos no campo automotivo e além, desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento e design das empilhadeiras da subsidiária da KION, Linde Material Handling. “Como uma marca forte, esta é a maneira perfeita de desenvolver seus próprios produtos de maneira inteligente, sem perder de vista a viabilidade futura”, enfatiza Stefan Stark, que trabalha como designer para o desenvolvimento de clientes da Porsche desde 1995, incluindo a Linde Material Handling. Foi também responsável pelo design criativo da série 12XX, que deu origem às novas empilhadeiras elétricas E20 - E35 e X20 - X35.
Os desafios envolvidos no projeto de uma empilhadeira são semelhantes aos envolvidos no projeto de um carro esportivo, no sentido de que o escopo para a liberdade criativa é limitado devido à longa lista de especificações técnicas a serem cumpridas. Os gerentes de produto e desenvolvedores especificam, por exemplo, o comprimento do veículo, a altura da cabine do motorista ou a quantidade de pé direito. O objetivo é então desenvolver constantemente o design para otimizar a experiência de direção e operação para o usuário. No entanto, a importância do design vai muito além disso, porque cada elemento do design deve estar intimamente ligado aos valores da marca Linde Material Handling - como confiabilidade, eficiência e confiança - e, portanto, refletir os altos padrões de qualidade da marca KION.
Os resultados do desenvolvimento de carros esportivos não foram usados apenas no design visual das empilhadeiras, mas também no interior, como os elementos de controle, que ajudam a melhorar a interação entre as máquinas e seus operadores humanos. No design da alavanca multifuncional da Linde Material Handling, por exemplo, o Studio FA Porsche desempenhou um papel fundamental. O estúdio de design tem desenvolvido patentes para produtos industriais de fabricantes conhecidos desde os anos 1970, incluindo para Linde Material Handling. Para criar a alavanca multifuncional, a empresa de logística começou projetando um modelo ergonômico com o Instituto Fraunhofer para Engenharia Industrial (IAO) que é modelado precisamente na estrutura da mão humana, e na qual todas as articulações dos dedos e áreas da palma podem ser movidas. No final deste estudo, a forma da “Interface Homem-Máquina” foi então desenvolvida em colaboração com o Porsche Design Studio. A forma da alavanca multifuncional Linde é perfeitamente adaptada à anatomia humana. A mão do operador fica em sua posição natural e relaxada na alavanca de controle, o que cria uma conexão quase orgânica entre o operador e o caminhão. Graças à colaboração entre a Linde Material Handling, o Fraunhofer Institute e os especialistas em Design da Porsche, a ergonomia ideal e a operação simples e rápida são garantidas - e o princípio orientador de “a forma segue a função” é implementado com perfeição.
Com seu estudo de design cubeXX em 2011, a marca subsidiária KION STILL provou que estudos de conceito espetaculares não só causam sensação no Salão Automóvel de Genebra, mas também em feiras de intralogística em todo o mundo. Com o conceito conversível, totalmente automatizado e de economia de recursos, a STILL desenvolveu um caminhão com uma interface homem-máquina inteligente, que pode resolver com eficiência tarefas de logística e produção com um grau cada vez maior de rede. Seguindo o lema “a forma segue a função”, o protótipo do cubeXX pode ser transformado em diferentes formas e tipos de equipamentos, combinando assim várias funções em um único caminhão. Embora o cubeXX tenha sido produzido como um estudo e nunca tenha entrado em produção em série, ele ainda abriu o caminho para mais inovações. “Começamos desenvolvendo conceitos visionários, que usamos para incorporar elementos importantes e soluções parciais em desenvolvimentos em andamento ”, diz Henning Wagner, Gerenciamento e Planejamento de Marca da STILL. “Claro, algumas ideias do cubeXX já foram integradas aos caminhões da série, embora não sejam tão futuristas quanto os designs iniciais.”
Afinal, o aspecto do design desempenha um papel menos proeminente na compra de uma empilhadeira. Segundo Henning Wagner, é a imagem e a qualidade da marca que têm uma importância primordial. No entanto, esses fatores são apoiados no decorrer do processo de compra pelo benefício psicossocial - o design do caminhão. Em comparação com outros caminhões disponíveis no mercado, o design pode vir a ser um fator decisivo na decisão de compra. No entanto, é sempre difícil definir um valor quantificável para o design. “O principal fator decisivo por trás da decisão de compra do cliente ainda é sua avaliação da qualidade, da marca e da promessa de que eles compram junto com ela.” No entanto, estamos observando que a importância do design mudou nos últimos anos e que ele vem desempenhando um papel cada vez mais importante ”, afirma Wagner. Além da aparência externa do caminhão, o papel principal do projetista é e continuará a ser permitir a interação intuitiva entre o caminhão e o operador. Afinal, isso representa um valor agregado considerável para o cliente, como aumento da ergonomia e eficiência.
O futuro da empilhadeira também é uma perspectiva estimulante para os designers. Com o rápido progresso da automação, nos deparamos com a questão do que realmente acontecerá com as empilhadeiras e sua aparência se a cabine do motorista logo se tornar obsoleta? E mais: você realmente precisa projetar caminhões autônomos? “No momento, esse ainda não é um problema principal para nós, embora já estejamos experimentando em alguns projetos e adaptando caminhões existentes”, diz Stefan Stark. Por enquanto, o design ainda desempenha o papel mais significativo na forma como as máquinas interagem com as pessoas. Dito isso, o designer fez questão de acrescentar que a aparência externa dos sistemas de transporte sem motorista (AGVs) das próximas gerações não deve ser esquecida: “Acho que a estética também terá um certo papel nos caminhões autônomos. Os robôs parecerão máquinas sem rosto no futuro ou como colegas de trabalho amigáveis para nos ajudar em nossas tarefas do dia a dia?” Teremos que esperar para ver!
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